ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
• Vereador é detido por distribuir remédios de forma irregular, em Goianésia
• Enterrada jovem que morreu após tomar termogênico, em Goiás
• Médico esclarece sobre efeitos colaterais de remédios para emagrecer e termogênicos
• Centros de apoio psicossocial pretendem humanizar atendimento psiquiátrico no país
• Começam obras no Cais Novo Mundo
• Ibedec-GO reforça entendimento do STJ de que médicos devem garantir êxito em cirurgias plásticas
TV ANHANGUERA/GOIÁS
Vereador é detido por distribuir remédios de forma irregular, em Goianésia
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/vereador-e-detido-por-distribuir-remedios-de-forma-irregular-em-goianesia/4749774/
………………………………….
Enterrada jovem que morreu após tomar termogênico, em Goiás
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/enterrada-jovem-que-morreu-apos-tomar-termogenico-em-goias/4749471/
……………………………………………
Médico esclarece sobre efeitos colaterais de remédios para emagrecer e termogênicos
http://g1.globo.com/goias/jatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/medico-esclarece-sobre-efeitos-colaterais-de-remedios-para-emagrecer-e-termogenicos/4748314/ (19/01/16)
…………………………………….
Centros de apoio psicossocial pretendem humanizar atendimento psiquiátrico no país
http://g1.globo.com/goias/bom-dia-go/videos/t/edicoes/v/centros-de-apoio-psicossocial-pretendem-humanizar-atendimento-psiquiatrico-no-pais/4747410/ (19/01/16)
………………………………………………………….
O POPULAR
Começam obras no Cais Novo Mundo
Pedro Nunes
As placas espalhadas pelo chão do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Novo Mundo, em Goiânia, avisam pacientes, médicos e enfermeiros sobre os pontos mais críticos com áreas alagadas. No alto, o teto é que traz a preocupação. As infiltrações ganharam maiores proporções na última sexta-feira por conta das fortes chuvas. O conserto das telhas começou ontem e teve que ser interrompido pelo temporal que começou por volta das 16 horas.
Quem foi ao Cais precisou ter paciência e cuidado para não escorregar. Teve gente que circulou pelos corredores da unidade com um guarda-chuva. Outros preferiram ficar no canto para não correr risco. “Tem que ficar esperto por aqui para não cair. Está perigoso”, comentou o vendedor Marcos Vinícius. Ele retornou ontem para fazer exame de sangue e saber se o nível de plaquetas sofreu alguma alteração. Marcos já tinha ido ao Cais no final de semana com suspeita de dengue. “Estava ruim. Sábado, por exemplo, não tinha médico.”
A diretora da unidade, Stefânia Nolasco, ressalta que os profissionais têm orientado os pacientes a terem cuidado. “Ainda temos muitas goteiras. Mesmo assim, estamos aos poucos chegando quase à normalidade dos atendimentos.”
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) relatou, por meio de nota, que “os reparos necessários aos danos causados pela chuva já estão sendo feitos pela equipe responsável. A equipe administrativa que está a cargo dos reparos não precisou o término dos serviços. Todos os atendimentos estão sendo feitos”.
………………………………..
PORTAL ROTA JURÍDICA
Ibedec-GO reforça entendimento do STJ de que médicos devem garantir êxito em cirurgias plásticas
O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo em Goiás (Ibedec-GO) comemorou a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) quanto à garantia de êxito nas cirurgias plásticas realizadas pelos consumidores. O Brasil apresenta, ao lado dos EUA, o maior número de procedimentos desse tipo. Wilson Cesar Rascovit, presidente do Ibedec-GO, informa que muitas vezes consumidores são lesados quanto a profissionais (médicos) que realizam esse tipo de operação e fazem várias promessas quanto a modificação e êxito no procedimento.
“Alguns profissionais que não são capacitados para esse tipo de procedimento, os realizam em locais inadequados e principalmente, prometem mudanças no corpo dos pacientes que sabem que não irão cumprir”, alerta Rascovit.
Wilson Rascovit é o presidente do lbedec-GO informa que a decisão do STJ vem fortalecer o entendimento de que esses profissionais devem garantir o êxito nas cirurgias plásticas realizadas, já que de acordo com a jurisprudência, a cirurgia plástica estética é obrigação de resultado, uma vez que o objetivo do paciente é justamente melhorar sua aparência, comprometendo-se o cirurgião a proporcionar-lhe o resultado pretendido.
O Ibedec-GO alerta aos consumidores que forem lesados a procurarem uma reparação junto ao Poder Judiciário, caso ocorram falhas nos procedimentos ou os resultados não sejam obtidos.
“Esse tipo de profissional promete determinado resultado, através de programas de computador com simulação no local desejado pelo paciente (nariz, boca, olhos, seios, nádegas, etc.), onde essa promessa tem que ser cumprida, já que existe uma atividade-fim”, informa Rascovit.
Para que o profissional (cirurgião) consiga “escapar” da indenização, o mesmo deve demonstrar que o resultado não foi obtido por fatores alheios a sua vontade, que será feito através de laudos técnicos e pericias, comenta o presidente do IBEDEC-GO.
Orientação do Ibedec-GO:
– procure médicos especialistas nesse procedimento;
-verifique com outras pessoas sobre o resultado prometido e o alcançado;
– verifique se o cirurgião pertence à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A SBCP é a entidade que regulamenta os cirurgiões plásticos no Brasil junto ao Conselho Federal de Medicina (CRM). A SBCP promove a especialização, o aperfeiçoamento, a reciclagem, além de constante avaliação de seus membros;
– confira a existência de licença e alvará de funcionamento da clinica escolhida;
– seja criterioso na escolha de seu anestesiologista. Ele também deverá ter o título de especialista. Nas consultas que antecedem a cirurgia plástica, informe problemas de saúde ou históricos de alergia;
– verifique se a clínica onde você será operado dispõe de UTI para o caso de alguma intercorrência, pois algumas não dispõem de aparelhos para atendimentos de emergência, como desfibriladores cardíacos;
– desconfie de médicos que oferecem preços baixos, promoções imperdíveis ou recuperações rápidas;
– o paciente deve informar ao profissional sobre a existência de algum tipo de alergia e tipo de reação às anestesias anteriores, utilização de medicações de uso regular, vitaminas, suplementos de ervas, álcool, anticoncepcionais orais, tabagismo e outras drogas.
Fonte: Ibedec
………………………………………………..
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação