DESTAQUES
DPE GO apura casos de violência obstétrica que aconteceram em maternidades públicas
Deputados aprovam mudança no Ipasgo
Justiça rejeita ação contra mudanças no Ipasgo
Governo de Goiás lança campanha para divulgar vacinação contra influenza
Saúde mobiliza municípios e alerta para surto de influenza em Goiás
Lula assina projeto de lei que garante verba para piso da enfermagem
Sobe para 10 o número de mortes por gripe em Goiás em 2023, diz Saúde
Diego Besou interpreta pessoas envolvidas na dinâmica de um hospital e plateia vai a loucura
Secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso presta contas na Câmara Municipal e destaca trabalho realizado pela pasta no terceiro quadrimestre de 2022
TV ANHANGUERA
DPE GO apura casos de violência obstétrica que aconteceram em maternidades públicas
……………………..
ENTRELINHAS
Deputados aprovam mudança no Ipasgo
Os deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Goiás aprovaram nesta quarta-feira (19/4) o projeto que promove mudanças no Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo). Trata-se da primeira votação, que ainda precisa ser validada por uma segunda, prevista para acontecer ainda nesta quinta-feira (20/4). Mas, é certo que será aprovado, apesar de protestos de parlamentares da oposição.
O projeto enviado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) teve 26 votos favoráveis dos 41 deputados. Votaram contra os deputados Delegado Eduardo Prado (PL), Major Araújo (PL), Antônio Gomide (PT), Bia de Lima (PT), Mauro Rubem (PT), Gustavo Sebba (PSDB) e José Machado (PSDB).
Justificativa
Segundo o governo de Goiás, o projeto busca corrigir inadequações contábeis e administrativas exigidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Com a alteração de regime jurídico, o Ipasgo passa a ter autonomia financeira e administrativa; imunidade em relação aos impostos federais e municipais; isenção de tributos estaduais; maior participação dos servidores, que integrarão os conselhos de administração e fiscal; além de passar a ser regido pela legislação civil. O instituto será gerido por uma diretoria executiva indicada pelo Executivo estadual.
De acordo com o projeto, no Serviço Social Autônomo, o governo de Goiás continua como controlador do Ipasgo e o serviço prestado será regulamentado e fiscalizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Antes de encerrar a sessão de hoje, o Plenário votou e aprovou a quebra do interstício de 24 horas para as matérias aprovadas na sessão extraordinária. Assim, elas deverão constar na pauta da Ordem do Dia desta quinta-feira, na sessão ordinária que foi transferida para às 9 horas.
………………………………
DIÁRIO DA MANHÃ
Justiça rejeita ação contra mudanças no Ipasgo
Decisão derruba ação popular proposta por deputado petista. Mauro Rubem é contra modificações
O juiz Wilton Muller Salomão, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual da Comarca de Goiânia-GO, rejeitou a ação popular proposta pelo deputado estadual Mauro Rubem (PT) que pretende impedir a transformação da natureza jurídica do Ipasgo.
O motivo principal diz respeito a um erro processual, uma vez que o magistrado entende que a ação utilizada (ação popular) não tem o poder de suspender a mudança pleiteada para o Ipasgo.
A proposição da modificação partiu do Governo de Goiás, que encaminhou projeto para apreciação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Existe recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para adequações contábeis do instituto. Uma das soluções, segundo o governo, seria a mudança da personalidade jurídica de pública para privada, sem que isso signifique privatização.
“Da leitura do dispositivo supratranscrito, é possível se afirmar que a parte autora falece de interesse processual, que reside na necessidade/adequação que são os requisitos capazes de preencher a referida condição da ação”, disse o juiz na sentença que rejeitou a ação.
“Ação popular não pode ser usada para obrigar o Estado de Goiás a mudar a forma de inclusão das contribuições destinadas ao Ipasgo na Receita Corrente Líquida, ou seja, não há justa causa para a propositura da demanda”, diz o texto judicial.
……………………..
Governo de Goiás lança campanha para divulgar vacinação contra influenza
Objetivo é alertar para a importância da imunização, que está com baixa procura, contra doença que já matou cinco pessoas no Estado
O Governo de Goiás lançou, nesta semana, uma campanha publicitária para mobilizar a população do Estado a se vacinar contra a influenza, doença respiratória altamente contagiosa que pode levar a complicações graves, especialmente em grupos prioritários. As peças publicitárias complementam outra decisão do Governo de Goiás, que autorizou os municípios a anteciparem para o dia 4 de abril o início da imunização, que estava marcado para 10 de abril. A medida foi motivada pelo aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) nas últimas semanas.
Apesar da antecipação, a procura pelos postos de vacinação continua baixa. Atualmente, 155.155 pessoas se vacinaram, o que equivale a apenas 7,47% do público-alvo estimado. Goiás registra hoje 115 casos confirmados de Srag por influenza, com cinco óbitos confirmados. O Dia D será no sábado (06/05), quando postos de saúde de todo o estado estarão abertos para a vacinação. A imunização segue até o dia 31 de maio.
A campanha publicitária inclui um vídeo que tem como protagonista uma simpática senhora de 70 anos, representante de um dos grupos prioritários para a vacinação. De forma bem-humorada, a personagem brinca com as crenças populares em busca de proteção e convida a população a se vacinar. O objetivo é lembrar que, quando o assunto é saúde, todo o cuidado é pouco, e sensibilizar os cidadãos sobre a importância da vacinação. Dessa forma, o Governo de Goiás busca aumentar a cobertura vacinal e trabalha com os municípios para garantir que, além das vacinas, o material de divulgação e a mensagem da campanha cheguem a todos os cantos do Estado.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim, reforça a necessidade de união de todos os agentes públicos e privados de saúde pela vacinação. “O período mais frio e seco do ano está chegando, e já temos um aumento no número de casos e mortes. É preciso reforçar a importância da vacinação com informações sérias e baseadas em evidências científicas. É assim que vamos combater as fake news. Esse é o objetivo da nossa campanha.” Também foi criado um site (www.saude.go.gov.br/influenza2023) com informações sobre a vacinação, grupos prioritários e onde se vacinar.
Grupos prioritários
A Campanha de Vacinação contra a Influenza é realizada em todo o País, e o objetivo é imunizar pelo menos 90% das pessoas dos grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos, professores, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, servidores do sistema carcerário, população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.
…………………………….
A REDAÇÃO
Saúde mobiliza municípios e alerta para surto de influenza em Goiás
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu nesta terça-feira (19/4), por meio virtual, 207 secretários municipais de saúde e fez um alerta aos gestores sobre o atual cenário da influenza que, neste ano, apresenta elevação de casos e óbitos, antes do período considerado crítico para a doença, em maio e junho. A influenza, causada pelo vírus B, foi encontrado em mais da metade dos 10 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ocorridos em Goiás, neste ano.
O secretário de saúde Sérgio Vencio reforçou aos municípios, a necessidade de redobrar esforços para ampliar a vacinação contra a gripe que protege contra a influenza, causada pelo vírus B. “Pessoas que integram os grupos prioritários devem tomar a vacina o quanto antes, está disponível em mais de 900 postos de saúde espalhados em todo o estado”, alertou Vencio em coletiva de imprensa realizada logo após a reunião virtual.
Até o momento, o Estado recebeu do Ministério da Saúde (MS) e distribuiu aos municípios cerca de 1,2 milhões de doses do imunizante contra a gripe. As coberturas vacinais, entretanto, estão bem aquém do esperado. Conforme os registros da SES, apenas 9% do total de pessoas elegíveis à vacinação tomaram o imunizante.
Sérgio Vencio solicitou que os municípios preparem as unidades de saúde e definam estratégias de estímulo à vacinação. “Temos vacinas, medicamentos e vamos revisar os protocolos que já são conhecidos dos médicos para atenção na assistência. Não é motivo de pânico algum, mas de cuidado”, assegurou ele.
A partir de segunda-feira (24/04), a SES vai promover uma capacitação para os médicos sobre os protocolos para o tratamento de SRAG e as medidas que devem ser adotadas. Além disso, destacou que vai se reunir com representantes da rede privada com o propósito de sensibilizá-los a adotar a mesma conduta no atendimento dos pacientes com a doença.
Curva de Casos
Os dados da SES-GO mostram um aumento rápido dos casos de influenza em Goiás neste ano em comparação com 2019, ano anterior à pandemia por Covid-19. Nas 16 primeiras semanas de 2019 foram registrados 12 casos da doença em todas as faixas etárias. Neste ano, no mesmo período, foram confirmados 129 casos de influenza, com 10 mortes. As notificações também revelam que crianças com menos de 2 anos e pessoas com mais de 60 anos são as maiores vítimas da enfermidade.
A SES recomenda ainda que pessoas também adotem o uso de máscaras assim que manifestar algum sintoma de gripe para evitar contaminar familiares, e também utilizem a proteção em ambientes médicos e hospitalares.
……………………………
Lula assina projeto de lei que garante verba para piso da enfermagem
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou na terça-feira (18/4) o projeto de lei que abre previsão orçamentária para o pagamento do piso nacional da enfermagem. O texto a ser enviado ao Congresso Nacional abre crédito especial no Orçamento da União no valor de R$ 7,3 bilhões. O projeto destina os recursos ao Ministério da Saúde para possibilitar o atendimento de despesas com o piso nacional de enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.
Segundo o ministro da Secretaria da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o projeto deve ser analisado pelos parlamentares na próxima semana.
Piso
A legislação define que o piso salarial dos enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) será de R$ 4.750. Ainda segundo a norma, os técnicos de enfermagem devem receber 70% desse valor (R$ 3.325) e os auxiliares de enfermagem e as parteiras, 50% (R$ 2.375).
Atuação
Levantamento do Conselho Federal de Enfermagem aponta que, atualmente, mais de 693,4 mil enfermeiros atuam em todo o país (com 170,7 mil em exercício em São Paulo, estado com maior número de trabalhadores). De acordo com o mesmo banco de dados, o país conta com 450,9 mil auxiliares de enfermagem e mais de 1,66 milhão de técnicos de enfermagem, integrando cerca de 2,8 milhões de profissionais em atuação, nas três funções em todo o país.
Em relação às parteiras, estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem cerca de 60 mil em todo o Brasil, assistindo a 450 mil partos por ano, aproximadamente. As parteiras são responsáveis por cerca de 20% dos nascimentos na área rural, percentual que chega ao dobro nas regiões Norte e Nordeste.
…………………………….
O HOJE
Diego Besou interpreta pessoas envolvidas na dinâmica de um hospital e plateia vai a loucura
Humorista traz para Goiânia um espetáculo divertido em comemoração ao Dia da Enfermagem
Já pensou em olhar a perspectiva de profissionais da saúde e outras pessoas envolvidas na rotina de um hospital com mais bom humor? Não? Então te apresento o humorista Diego Besou e seus personagens hilários. Ele traz para Goiânia um espetáculo divertido em comemoração ao Dia da Enfermagem. Com diferentes personagens, enfermeiros, médicos, a equipe da limpeza, as nutricionistas, entre outros, ganham vida na peça ‘Tô de Plantão 2’. O show ocorre no palco do Teatro Goiânia nos dias 18 e 19 de maio, às 21h.
Diego Besou, nascido em Campo Grande (MS), sempre teve talento para fazer as pessoas rirem. Após atuar como enfermeiro por 11 anos, pediu as contas no hospital onde trabalhava para protagonizar a peça ‘Tô de Plantão’, que estreou em novembro de 2021. Diego ganhou seguidores nas redes sociais por publicar vídeos engraçados sobre a rotina dos profissionais da saúde, o que lhe rendeu mais de 100 milhões de visualizações e o tornou o humorista queridinho na área da saúde.
O humorista se define como “o primeiro humorista da área da saúde”. Foi atuando como enfermeiro no Mato Grosso do Sul que descobriu que poderia explorar sua veia cômica e seguir a carreira artística. Seu humor em cima desse cotidiano é o responsável por dar uma guinada em sua trajetória. Viralizou nas redes sociais e seus vídeos ultrapassam a marca de 100 milhões de visualizações e de 1 milhão de compartilhamentos. Não à toa, ele faz piada com a rotina desses profissionais em seus espetáculos.
As pessoas envolvidas na dinâmica de um hospital ganham uma ótica bem humorada na interpretação de Diego Besou. No show, ele transforma o seu espetáculo mais recente ‘Tô de Plantão 2’, em algo maior, com surpresas para o público e mostra de forma inteligente o lado humano e divertido das profissões da saúde, respeitando a importância e seriedade do trabalho realizado nessa área. “O segredo é falar da rotina de uma forma gostosa e descontraída, sem diminuir ninguém”, considera o artista.
O texto é do ator em parceria com Nathan Oliveira e a direção é de Beth Terras. Na peça, o humorista interpreta diversos personagens satíricos, que interagem em um ambiente hospitalar: a carismática senhora da limpeza, a médica vaidosa em seu primeiro plantão, a filha do paciente que ameaça processar o hospital, além de tipos de enfermeiros repletos de peculiaridades. O show faz parte de uma turnê nacional do artista para celebrar o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio.
…………………………..
PORTAL G1
Sobe para 10 o número de mortes por gripe em Goiás em 2023, diz Saúde
Número dobrou em menos de 24h, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Estado alerta sobre baixa procura por vacina.
Depois de confirmar a 5ª morte pelo vírus da influenza, na última terça-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que mais cinco novas vítimas da gripe foram identificadas, nesta quarta-feira (19). O número de mortes por influenza em Goiás dobrou menos de 24h.
Até a última terça-feira (18), a SES havia confirmado o quinto caso de morte pela doença. Segundo a superintendente de vigilância em saúde, a vítima era uma moradora do município de Iporá e tinha entre 40 a 49 anos.
Para a superintendente, é necessário que o público alvo da campanha de vacinação comece a procurar os pontos de imunização para receber a dose, diminuindo as chances de novas vítimas serem registradas. Goiás atualmente sofre com a baixa procura pelo imunizante, de acordo com a SES.
Segundo a pasta, o público alvo é formado por pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, servidores do sistema carcerário, população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.
Mortes
As mortes anteriormente registradas são em quatro municípios do estado: Goiânia (2), Formosa (1), Senador Canedo (1) e Iporá (1). A idade das vítimas varia entre 5 meses à 49 anos. De acordo com os dados da SES.
Baixa procura
O Governo de Goiás autorizou os municípios a anteciparem o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza do último dia 10 para o último dia 4 de abril. A decisão aconteceu após uma análise epidemiológica constatar o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e de síndrome gripal em 23 unidades espalhadas por todo o Estado.
Locais de vacinação
Veja os locais de vacinação em Goiânia
Locais de vacinação contra influenza em Aparecida de Goiânia:
UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Jardim Riviera
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Florença
UBS Tiradentes
UBS Veiga Jardim
UBS Papillon Park
UBS Mansões Paraíso
UBS Bairro Hilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Jardim dos Ipês
UBS Alto Paraíso
UBS Bandeirantes
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Campos Elísios
UBS Bairro Independência
UBS Boa Esperança
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Olímpico
UBS Parque Trindade
UBS Santa Luzia
UBS Bela Vista
UBS Nova Olinda
UBS Retiro do Bosque
UBS Cândido de Queiroz
UBS Vila São Pedro
UBS Santo André
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira
………………………….
SMS GOIÂNIA
Secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso presta contas na Câmara Municipal e destaca trabalho realizado pela pasta no terceiro quadrimestre de 2022
Dados repassados aos parlamentares do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) englobam informações do ano todo. Dentre destaques apresentados, estão melhorias estruturais nas unidades de saúde. “O que o prefeito Rogério Cruz está fazendo na área da saúde é algo jamais visto na cidade”, diz titular da SMS
Em atendimento à legislação federal, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso, apresentou o terceiro Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), na manhã desta quarta-feira (19/04), na Câmara Municipal de Goiânia. O relatório se refere ao exercício de 2022, mas engloba informações do ano todo.
O titular da SMS detalhou investimentos, metas, ações e programas desenvolvidos pelo município no ano passado. Ao final, esclareceu dúvidas dos vereadores que estavam presentes. “A atual gestão tem direcionado os trabalhos para que os serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam de qualidade e realizados o mais rápido possível”, disse Durval Pedroso, ao destacar o empenho de Rogério Cruz em fazer o melhor para a área da saúde. “O que o prefeito está fazendo na saúde é algo jamais visto na cidade, principalmente no que se refere aos investimentos visando à melhoria estrutural das unidades”, afirmou.
O secretário pontuou que, em 2022, a Prefeitura de Goiânia inaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) Riviera, com capacidade para atender 20 mil pessoas, e reformou unidades de saúde. Dentre elas, estão as USFs Recanto das Minas Gerais, Dom Fernando, Boa Vista, Parque Atheneu, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Paulo de Siqueira Garcia, além do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Noroeste.
Ainda no ano passado, foram realizadas manutenções corretivas e preventivas em 94 unidades de saúde. “Ação segue a todo vapor neste ano. Estamos nos desdobrando para atender a todas as solicitações que chegam. Nosso principal projeto para 2023 é construir e reformar locais de saúde e, com isso, ampliar o SUS”, reforçou.
Durval citou, ainda, a inauguração da primeira Usina Produtora de Oxigênio Medicinal do município, no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara, e do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Dentre os programas que visam levar atendimento aos moradores, o secretário destacou a Caravana do Bem, ação que leva obras e serviços à população, e que realizou 22 mil atendimentos em 2022. Somente de consultas oftalmológicas foram 7.406 atendimentos. Outros números também chamam a atenção: 1.468 ultrassonografias, 605 eletrocardiogramas, 271 ecocardiogramas e 111 tomografias.
Outros destaques
A Prefeitura de Goiânia criou e instituiu o Plano de Cargos e Remunerações dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate a Endemias, e Goiânia foi certificada, pelo Ministério da Saúde (MS), com o Selo Prata de Boas Práticas Rumo a Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis.
Visando facilitar o acesso dos pacientes, o número de locais que dispensam insumos para pacientes diabéticos passou de quatro para nove, em 2022. Em maio do mesmo ano, Goiânia expandiu a forma de marcar consultas pelo SUS e os moradores passaram a fazer agendamentos também pelo WhatsApp 3524-6305.
No enfrentamento da Covid-19, o secretário Durval Pedroso pontuou que foram aplicadas mais de um milhão de doses de vacinas (1.032.950) e realizados 978.973 testes na população ampliada. Também foram realizadas 1.216 genotipagens e 895 sequenciamentos para verificar o tipo de vírus circulante.
No que se refere à Vigilância Sanitária, houve aumento no combate sistemático às endemias, como a dengue. Ao todo, foram atendidas 7.201 denúncias por meio de telefone, aplicativo Goiânia Contra o Aedes e Ouvidoria; realizadas 2.853.843 visitas por Agentes Comunitários de Endemias, 5.638 visitas fiscais e 1.860 autuações emitidas. Foram executadas, ainda, 117 limpezas em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e montadas 333 armadilhas (ovitrampas).
A Vigilância Sanitária emitiu 22.505 alvarás sanitários no sistema “Empresa Fácil”, realizou 25.685 ações de fiscalizações em estabelecimentos e 569 fiscalizações em ambientes de trabalho para verificar riscos à saúde dos trabalhadores.
Eventos
O relatório traz, ainda, eventos realizados pela SMS, como a 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental, Dignidade na Rua, Poder Feminino no Cerrado, Mulheres do Cerrado, Projeto Viver Cidades, Programa Sempre Rosa, Agosto Dourado, Hora do Mamaço no Parque Flamboyant, Feira da Diversidade, III Mostra de Estágios e II Fórum de Pesquisa e Relatos de Experiência da SMS Goiânia.
………………………
Assessoria de Comunicação