ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
Família suspeita que mulher morreu por falta de leito de UTI, em Goiânia
Idoso de 70 anos luta para conseguir vaga em tratamento contra um câncer em Goiânia
Mãe relata peregrinação para conseguir atendimento para o filho em Goiânia
Sem médicos, Cais de Goiânia deixa de atender emergências
Fórum de Imersão em Segurança em Cirurgias Eletivas: presidente da Ahpaceg vai falar sobre segurança hospitalar
TV ANHANGUERA/GOIÁS
Família suspeita que mulher morreu por falta de leito de UTI, em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/videos/t/bom-dia-go/v/familia-suspeita-que-mulher-morreu-por-falta-de-leito-de-uti-em-goiania/5951784/
……………………………….
Idoso de 70 anos luta para conseguir vaga em tratamento contra um câncer em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/videos/t/ja-1-edicao/v/idoso-de-70-anos-luta-para-conseguir-vaga-em-tratamento-contra-um-cancer-em-goiania/5952324/
……………………………………
Mãe relata peregrinação para conseguir atendimento para o filho em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/videos/t/ja-2-edicao/v/mae-relata-peregrinacao-para-conseguir-atendimento-para-o-filho-em-goiania/5950970/
…………………………………….
JORNAL OPÇÃO
Cais de Campinas
Sem médicos, Cais de Goiânia deixa de atender emergências
Segundo direção da unidade, dois médicos plantonistas faltaram ao trabalho e por isso o atendimento à população foi prejudicado
Rafaela Bernardes
Os usuários da rede pública de saúde continuam sofrendo com a falta de atendimento nos Cais de Goiânia. Nesta segunda-feira (19/6) foi a vez do Cais de Campinas deixar de atender pacientes que procuravam a emergência da unidade.
Segundo o diretor geral do Cais, Devalmir Oliveira dos Santos, o problema foi provocado pela falta de dois médicos plantonistas que eram os responsáveis pelo atendimento ao público externo que procura o posto de saúde.
“Trabalhamos, diariamente, com dez médicos em cada plantão. Esses profissionais são divididos nas alas da unidade: enfermaria, núcleo de queimaduras, pediatria, reanimação e no setor da emergência. Os oito médicos que estão trabalhando estão atendendo a demanda interna, que é de cerca de 40 pacientes, as crianças, os queimados, os casos de hemodiálise e os pacientes gravíssimos tragos pelos bombeiros e pelo Samu”, explicou o diretor geral da unidade ao Jornal Opção.
Camila Ribeiro Moraes foi uma das pacientes que tiveram que voltar para casa sem atendimento médico. Com falta de ar, dor de cabeça e febre a estudante ouviu que deveria procurar atendimento no Cais do Setor Vila Nova ou voltar amanhã.
“É revoltante a gente procurar ajuda, socorro médico e não conseguir atendimento. Não temos dinheiro para ir para outra unidade de saúde, viemos de ônibus, o jeito vai ser voltar para casa”, desabafou a estudante ao Jornal Opção.
Segundo a direção do Cais de Campinas, a previsão é a de que no plantão da noite a situação esteja resolvida. “Para o plantão noturno, que começa às 19 horas o quadro está completo. Se nenhum médico faltar ao serviço iremos atender a população normalmente”, afirmou Devalmir.
A pedagoga Adriana Agapito, sofreu um acidente doméstico e também ficou revoltada com a falta de atendimento. “Infelizmente temos uma saúde pública que deixa muito a desejar. Imposto nós pagamos, e muito, mas na hora receber os benefícios em forma de serviços prestados ficamos a mercê do descaso”.
Chácara do Governador
Os pacientes que procuraram o Cais da Chácara do Governador nesta segunda também voltaram para casa sem atendimento. Isso porque a unidade passa por uma reforma, que começou nesta segunda (19) e que deve ser concluída até quarta-feira (21).
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde explicou que apenas os pacientes considerados graves serão atendidos na unidade durante o período de reforma.
“Devido ao serviço de reforma no Cais Chácara do Governador a unidade tem realizado apenas atendimentos de emergência classificados como casos graves. Os demais pacientes estão sendo orientados a procurar as outras unidades 24 horas da capital”, diz a nota.
Por telefone, o Jornal Opção entrou em contato com o Cais do Bairro Goiá, para onde os pacientes que não foram atendidos no Cais da Chácara do Governador estavam sendo encaminhados, e a informação era de que a unidade estava superlotada, mas com médicos.
……………………………………
AHPACEG
Fórum de Imersão em Segurança em Cirurgias Eletivas: presidente da Ahpaceg vai falar sobre segurança hospitalar
No dia 24 de junho, a Ahpaceg vai participar do Fórum de Imersão em Segurança em Cirurgias Eletivas, que será promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) a partir das 8 horas, no Castro's Park Hotel. O evento vai debater a situação atual das cirurgias eletivas em Goiás e apresentar aos médicos goianos propostas que contribuam para melhorar de modo efetivo a assistência aos pacientes e a segurança nestes procedimentos.
O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, será um dos palestrantes da mesa sobre estrutura hospitalar e vai abordar o tema "Segurança Hospitalar em Goiás – Onde Estamos?".
Aberto a médicos de todas as especialidades, o fórum vai reunir, além de representantes da Ahpaceg, a diretoria da SBCP-GO e entidades da área médica e hospitalar, como o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Associação Médica de Goiás (AMG), Sociedade de Anestesiologia do Estado de Goiás (Saego) e autoridades na área de segurança em cirurgias de todo o Brasil, que vêm se destacando por trabalhos realizados, especialmente em São Paulo, Brasília e Minas Gerais em instituições como o Hospital Sírio Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Mater Dei, HC/USP, Hospital São Paulo, USP e Unifesp.
A SBCP-GO conta com a participação da classe médica goiana neste fórum que, segundo o presidente da Sociedade, Luiz Humberto Garcia de Souza, deve ser um marco na construção de um novo e mais seguro cenário na área de cirurgias eletivas em Goiás, onde apenas em cirurgia plástica são realizadas anualmente cerca de 25 mil operações.
As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever pelo telefone (62) 3241-4542 (período vespertino) e no próprio local do evento.
Confira a programação e participe
1º Fórum de Imersão em Segurança em Cirurgias Eletivas
Data: 24/06/2017 (Sábado)
Local: Castro's Park Hotel
PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
8 às 8h30: Abertura Solene com Cremego, AMG, Saego, Unimed, Ahpaceg, Aheg, HC/FMUFG e SBCP
8h30: Mesa 1 – "Recomendações / "Score" de Segurança e sua Fundamentação Científica"
8h30 às 9 horas: Dr. Oswaldo Saldanha (Comissão de Segurança-SBCP)
9 às 9h30: Dra. Alessandra Grassi (HC/FMUSP)
9h30 às 9h45: Moderação – Dra. Adriana Amaral (SBCP-GO)
9h45h: Mesa 2 – "Infectologia"
9h45 às 10h15: Andrea Acuña (Enfa. Hospital Sírio-Libanês e HC/USP) – "A Excelência em Segurança em Centro Cirúrgico e CME"
10h15 às 10h45: Dra. Sheila Paiva (GO) – "Medidas de Prevenção e Controle de Infecção de Sítio Cirúrgico"
10h45 às 11 horas: Moderação – Dr. Quimarques Cassemiro Barros Santos (GO)
11 às 11h15: Coffee Break
11h15: Mesa 3 – "Ações Institucionais & Aspectos Jurídicos em Segurança"
11h15 às 11h45: Dr. Luciano Chaves (presidente SBCP) – "A SBCP e as Ações pela Segurança e Interação com as Sociedades Internacionais"
11h45 às 12 horas: Dr. Carlos Rissi (SBCP-GO) – Compliance Médico-Hospitalar
12 às 12h20: Dr. Luiz Henrique Prescendo (AMB-SP) – "Segurança do Paciente: Aspectos Jurisprudenciais e Legais"
12h20 às 12h40: Moderação – Dr. Aldair Novato Silva (vice-presidente do Cremego)
12h40 às 14 horas: Almoço no Castro's Hotel
14 horas: Mesa 4 – "Anestesia"
14 às 14h20: Dr. Danilo Basílio (GO) – "Segurança em Anestesia: Análise Crítica"
14h20 às 14h40: Dr. Tolomeu Casali (GO) – Checklist no Paciente Cirúrgico
14h40 às 15h20: Dr. Enis Donizetti (Hospital Sírio-Libanês e HC/USP) – "Gestão do Risco e Segurança na Anestesia"
15h20 às 15h35: Moderação – Dr. André Braga (GO).
15h35 às 15h50: Coffee Break
15h50: Mesa 5 – "Hematologia"
15h50 às 16h20: Dr. Adriano Arantes (GO) – "Aspectos Gerais em Trombose/Trombofilias"
16h20 às 16h50: Dr. Renato Tavares (HC/FMUFG) – "Fatores de Risco para TEP/TVP em Cirurgias"
16h50 às 17h20: Dr. Guilherme Perini (Hospital Israelita Albert Einstein/UNIFESP) – "Análise Crítica de Trombofilia em Cirurgias"
17h20 às 17h35: Moderação – Dr. Vladimir Bermudez (GO)
17h35: Mesa 6 – "Estrutura Hospitalar"
17h35 às 17h50: Dr. Haikal Helou (presidente da Ahpaceg) – "Segurança Hospitalar em Goiás – Onde Estamos?"
17h50 às 18h05: Dra. Maria Conceição Queiroz (HC/FMUFG/Unimed) – "Projeto Qualipres – Unimed Goiânia"
18h05 às 18h20: Dr. Haggeas Fernandes (Hospital Israelita Albert Einstein) – Safety e Quality Improvement no HIAE
18h20 às 18h35: Dr. Antônio Capone (Hospital Israelita Albert Einstein) – "Sistema de Segurança do Paciente do HIAE"
18h35 às 18h50: Moderação – Dr. Marcelo Soares (GO)
18:50 – "SORTEIOS"
1- iPhone 7;
2- Fim-de-semana (duas diárias, com acompanhante), no Villa do Comendador- Pousada de Charme, em Pirenópolis.
………………………………………….
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação