ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
Campanha de multivacinação tem mais de 60 postos em Goiânia
Campanha de multivacinação imuniza contra várias doenças, inclusive HPV
Servidores da Saúde realizam primeiro ato de greve Assembleia Legislativa
Assembleia suspende tramitação de projeto que altera gratificação de servidores da Saúde
Governo de Goiás apresenta políticas de saúde pública no Canadá
Secretário de Saúde confirma ao MP autorização para implantação de 10 leitos de UTI no Hutrin
Plano de saúde popular
TV ANHANGUERA/GOIÁS
Campanha de multivacinação tem mais de 60 postos em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/videos/t/bom-dia-go/v/campanha-de-multivacinacao-tem-mais-de-60-postos-em-goiania/5318496/
……………………………………
Campanha de multivacinação imuniza contra várias doenças, inclusive HPV
http://g1.globo.com/goias/videos/t/bom-dia-go/v/campanha-de-multivacinacao-imuniza-contra-varias-doencas-inclusive-hpv/5318472/
……………………………
DIÁRIO DA MANHÃ
Servidores da Saúde realizam primeiro ato de greve Assembleia Legislativa
Movimento grevista contabiliza paralisação de 70% dos atendimentos da rede estadual
Os servidores estaduais da Saúde realizam hoje primeiro ato do movimento grevista após exaurir as tentativas de negociação com o Governo de Goiás.
O movimento paredista acredita que ocorreu sinalização de acirramento com o envio do projeto de lei que reduz em até 50% o Prêmio de Incentivo (Produtividade) Os trabalhadores mobilizados pretendem paralisar 70% dos atendimentos da rede estadual, diz comunicado enviado para a imprensa.
Com início marcado para às 14h, na Assembleia Legislativa, a assembleia terá ainda uma vigília com a finalidade de pressionar os parlamentares pelo arquivamento do projeto de lei 2759/16 de autoria da governadoria.
A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, diz que os servidores acumulam perda salarial de 48% de data-base, que, segundo a sindicalista, não foi paga de 2007 a 2010 e de 2015 e 2016. Eles alegam ainda que o Plano de Carreiras foi congelado pelo atual governo.
“Como se não bastasse, o governador descumpriu a sua palavra e pretende cortar em até 100% do nosso Prêmio de Incentivo (Produtividade). Chega de descaso, agora é greve por tempo indeterminado!”, alertou.
………………………………..
JORNAL OPÇÃO
Assembleia suspende tramitação de projeto que altera gratificação de servidores da Saúde
Por Alexandre Parrode
Presidente Helio de Sousa decidiu esperar a volta do governador de missão internacional para negociar sobre proposta
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Helio de Sousa (PSDB), determinou a suspensão da tramitação do projeto de lei que trata da gratificação de produtividade dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).
Segundo informa, o PL ficará sobrestado na Presidência da Casa até que o governador Marconi Perillo (PSDB) retorne da missão internacional que empreende na América do Norte. A matéria tem mobilizado servidores da pasta para que o benefício não seja modificado.
A proposta limita a gratificação de produtividade dos servidores da Saúde em até 50%. Helio de Sousa, que já foi Secretário de Estado da Saúde, diz que buscará o diálogo junto ao governo para que se chegue a um entendimento.
A volta do governador está marcada para o dia 30 de setembro.
Produtividade
O PL altera a Lei nº 14.600, de 1º de dezembro de 2003, a qual institui o Prêmio de Incentivo aos servidores em efetivo exercício nas Unidades Assistenciais.
A alteração proposta objetiva conferir maior equidade e equilíbrio na distribuição da vantagem ao servidor da Secretaria de Estado da Saúde, confirmando, ainda, modificação efetuada pela Lei nº 16.939, de 12 de março de 2010, que estendeu o benefício a todos os servidores em exercício naquela pasta.
Já no que tange ao parágrafo 1º do artigo 1º da citada Lei nº 14.600/2003, a nova redação limita o valor total do prêmio a ser pago mensalmente a, no máximo, 50% da produção das unidades da rede própria de saúde do Estado, considerada aquela apresentada e aprovada no Sistema Datasus, do Ministério da Saúde, devido à Secretaria de Estado da Saúde.
Atualmente, o percentual destinado ao pagamento do Prêmio de Incentivo pode chegar a 100% do somatório da produção das unidades.
…………………………………………..
Governo de Goiás apresenta políticas de saúde pública no Canadá
Estado foi convidado para apresentar iniciativas como a gestão de hospitais por organizações sociais
A convite do governo da província de Quebec, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB e o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, participarão, entre os dias 21 e 23 de setembro, de encontros com gestores e autoridades sanitárias do País, para apresentar as iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e assinar contrato para a transferência de tecnologia canadense para produção de medicamentos de alto custo, em Goiás.
A série de eventos terá início no dia 21 de setembro, quando Leonardo Vilela apresentará às autoridades e representantes do setor saúde os resultados da gestão de unidades de saúde por organizações sociais, da estruturação e do pleno funcionamento do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta SUS), ferramenta de monitoramento de indicadores e resultados da saúde; a megaoperação Goiás contra o Aedes, iniciada em dezembro do ano passado e que resultou na diminuição em 95% dos focos do Aedes aegypti, em território goiano; e o programa “Mais Saúde para Goiás”, efetivado com o objetivo de fortalecer a atenção primária em saúde em todos os municípios do Estado, prevenindo doenças.
“O sistema de saúde de Québec é referência para Goiás, mas agora temos a grata satisfação de sermos convidados para compartilhar nossas experiências com os profissionais desta província do Canadá”, assinala Leonardo Vilela.
Ele destaca que esse importante encontro, com a presença do governador Marconi Perillo, é resultante de uma missão da equipe da SES-GO à Província de Quebec, em novembro do ano passado, realizada com o objetivo de conhecer a organização do Sistema de Saúde Pública do País e identificar temas de interesse recíproco.
Medicamentos
O trabalho da comitiva goiana prossegue no dia 23 de setembro, na cidade de Quebec. Na ocasião, o governador Marconi Perillo assina com a empresa Pharmascience contrato para a produção de medicamentos de alto custo pela Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego).
Tal acordo prevê a transferência de tecnologia para a fabricação de seis medicamentos de alto custo. Leonardo Vilela destaca que além de proporcionar a diminuição de custos, tal iniciativa beneficiará a população pois possibilitará o acesso mais ágil aos medicamentos.
…………………………………
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL
Secretário de Saúde confirma ao MP autorização para implantação de 10 leitos de UTI no Hutrin
Coordenador do CAO Saúde tratou de uma série de assuntos com secretário
Em reunião realizada no dia 15, o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, informou ao Ministério Público que foi autorizado o início da implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin). Conforme explicado ao coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde do MP, Érico de Pina Cabral, essa sinalização vai permitir começar as adaptações físicas necessárias para instalação dos leitos, bem como a instrumentalização e aparelhagem.
O coordenador destaca que a implantação das UTIs no Hutrin vem sendo articulada pelo MP já há algum tempo – algumas reuniões sobre o tema foram feitas pelo CAO e pelo promotor da comarca, Delson Leone Júnior. A viabilização do projeto, ponderou Érico de Pina, vai contribuir para desafogar a demanda do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
No encontro, foram discutidas ainda outras questões da área de saúde, como o incremento no orçamento para a saúde mental, assunto que precisará de estudos. Também foi acertada a realização de uma audiência do MP com o governador para articular uma mobilização em Brasília visando uma solução definitiva para o serviço de hemodinâmica do Hospital das Clínicas (HC) da UFG, paralisado em razão da quebra de um equipamento (confira no Saiba Mais).
saiba mais
Reunião discute retomada do serviço de hemodinâmica no Hospital das Clínicas
Outro tema abordado na reunião foi o projeto de instalação de um hospital oncológico em Aparecida de Goiânia. A ideia é que seja uma unidade federal, que funcionaria como uma extensão do HC, com 240 leitos e perfil de atuação em neurocirurgia, cabeça e pescoço, e hematologia, complementando o atendimento prestado pelo Hospital Araújo Jorge. O secretário esclareceu ao promotor que foi designada uma equipe técnica para elaborar a minuta desse projeto.
……………………………..
FOLHA DE S. PAULO
Plano de saúde popular
O governo vai discutir com as operadoras de saúde a possibilidade de os planos populares terem regras regionais e uma maior coparticipação dos clientes nos custos, diz Solange Mendes, presidente da FenaSaúde, entidade do setor.
O grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde para debater o tema também vai avaliar a flexibilização de regras regionais. A ideia é que a operadora não precise garantir serviços caso uma cidade não tenha prestadores.
"Há consenso de que esses pontos podem reduzir preços, mas ainda serão avaliados."
A federação propõe ampliar de 30% para até 50% o teto de coparticipação —em que o beneficiário partilha parte dos gastos utilizados.
Outro ponto que deve entrar na pauta é o da hierarquização do acesso. As empresas defendem que a atenção básica seja priorizada.
A proposta para criar os novos planos é debatida entre entidades do setor de saúde, de defesa do consumidor e a ANS (agência reguladora).
……………………………………
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação