ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
Einstein recorre a algoritmos de IA para melhorar a gestão de talentos na área de enfermagem
Rio pode ter campanha de valorização dos profissionais da saúde
Previne Brasil garante manutenção de recursos para Atenção Primária à Saúde
Utilização de sistemas em nuvem e suas vantagens para a medicina
ÉPOCA NEGÓCIOS
Einstein recorre a algoritmos de IA para melhorar a gestão de talentos na área de enfermagem
Projeto em parceria com a startup Rocketmat pretende acelerar o desenvolvimento desses profissionais.
No auge da pandemia do coronavírus, em 2020, o Hospital Israelita Albert Einstein e a startup Rocketmat , focada no processo de seleção e gestão de pessoas por meio de inteligência artificial , tiveram seu primeiro contato. Com um trabalho feito em tempo recorde, foi possível acelerar a contratação de profissionais e preencher por volta de 150 vagas em poucos dias, considerando a urgência que o cenário apresentava.
Neste segundo momento, a parceria entre a instituição de saúde e a empresa está dedicada a um projeto voltado ao mapeamento de talentos na área de enfermagem. O Programa de Desenvolvimento Organizacional do Einstein, que existe há 16 anos, tem como objetivo identificar competências de liderança, e é nesse setor que a iniciativa foi colocada em prática.
Advertisement
De acordo com Simone Azevedo, diretora de Desenvolvimento e Educação Corporativa do Hospital, desenvolver pessoas e suas habilidades é uma prioridade no Einstein, principalmente porque a área da saúde requer uma constante atualização. “São muitos colaboradores, e queremos treinar e mapear esses talentos com a finalidade de aproveitá-los internamente”, diz ela.
O Hospital Israelita Albert Einstein desenvolve programa para desenvolvimento de profissionais da enfermagem — Foto: Foto: Divulgação
Simone conta que, em 2018, houve um reposicionamento do Einstein em relação ao setor de Recursos Humanos, apoiado nas transformações digitais. “Iniciativas de automatização, autosserviço e sistemas mais inclusivos trazem benefícios não apenas para as famílias e os pacientes, mas também para os profissionais envolvidos”, diz a diretora. E é nesse contexto que a Rocketmat entrega suas soluções.
“Nós atuamos com o recrutamento e a gestão de talentos. O grande desafio foi trazer os algoritmos para a área de desenvolvimento, avaliando os dados existentes e entendendo em quais áreas os profissionais têm melhor potencial e mais aderência”, detalha Tiago Machado, CEO da Rocketmat.
Mapeamento de talentos por meio de inteligência artificial
O Programa de Mapeamento de Talentos da Enfermagem teve início em 2020, mas precisou ser interrompido, e voltou a acontecer em 2022. Ele reconhece os trabalhadores da área que atuam com lideranças de projetos. Além disso, faz parte do projeto avaliar afinidades e interesses, com a intenção de aumentar as possibilidades de ascensão na carreira dentro do próprio Einstein.
As etapas aconteceram da seguinte forma:
140 profissionais atuaram como embaixadores e multiplicadores de ideias, reforçando a troca de informações, os feedbacks, com uma agenda unificada.
junto à Rocketmat, formulários foram organizados com perguntas sobre a realidade atual e as expectativas para o futuro profissional. “Apesar de haver um sistema que mostra o currículo desse colaborador, ele pode estar envolvido em projetos externos, ser docente, por isso a intenção de conhecer mais”, explica Machado.
de um contingente de 5.000 funcionários, 1.891 foram elegíveis, sendo que 75% preencheram e aprovaram a iniciativa. O termo “reconhecimento” foi o mais citado entre os enfermeiros.
com os dados preenchidos e consolidados por meio da inteligência artificial, os grupos de trabalho envolvidos no projeto agora se voltam aos resultados, para pensar em políticas de carreira e desenvolvimento especiais para esse grupo.
Simone, diretora de Desenvolvimento e Educação Corporativa do Einstein, explica que, depois de mapear os dados, o projeto seguiu para a análise desse material, que reuniu sugestões para o desenvolvimento de carreira dos profissionais – como a oferta de bolsas de mestrado, a participação em congressos e, especialmente, uma agenda de desenvolvimento da área da enfermagem. Decididas essas iniciativas, o objetivo é incorporá-las no planejamento estratégico de RH.
Segundo Tiago Machado, esse tipo de mapeamento é importante porque permite melhorar a alocação de talentos, diminui os turnovers, reduz a curva de perda de engajamento e “promove a carreira de profissionais assertivos, que se sentem felizes dentro da instituição”.
……………………….
DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
Rio pode ter campanha de valorização dos profissionais da saúde
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, na última semana, o Projeto de Lei 1.742/19, do deputado Márcio Canella (União), que cria a campanha “Trate bem quem lhe quer bem”, com o objetivo de estimular o respeito e a cordialidade aos profissionais de saúde e combater agressões físicas e verbais contra a equipe, pacientes ou acompanhantes. O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa. A campanha acontecerá durante todo o ano, com inserções na internet, em jornais e revistas, rádio e televisão. Ela deverá ter linguagem simples, clara e que atinja toda a população. O objetivo é reforçar que, quando um profissional da saúde é agredido, quem perde é a sociedade. Cartazes e folhetos também deverão ser distribuídos na rede pública de saúde.
Também está prevista a realização de uma capacitação para os profissionais, focando no tratamento cordial e no gerenciamento de situações de crise e conflito. “Segundo estimativas do Sindicato dos Médicos e do Conselho Regional de Enfermagem, pelo menos dez médicos e 20 enfermeiros foram assassinados nas últimas duas décadas. A maioria, depois de ter sofrido ameaças de pacientes ou parentes de doentes”, justificou Canella. A medida precisará da regulamentação do Executivo.
…………………..
TRIBUNA DO SERTÃO
Previne Brasil garante manutenção de recursos para Atenção Primária à Saúde
Para garantir o planejamento e processo de gestão da Atenção Primária à Saúde (APS), o Ministério da Saúde estabeleceu o valor per capita anual de R$ 5,95, com base em critério populacional, o que representa R$ 0,49 por habitante ao mês. O incentivo financeiro será pago via Programa Previne Brasil para os municípios e o Distrito Federal.
Em vigor desde janeiro de 2020, o Previne Brasil é um financiamento da Atenção Primária instituído pela Portaria nº 2.979. O programa alterou a forma de repasse de valores aos municípios, que hoje considera três critérios: cadastro de pessoas no serviço, pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).
O Previne Brasil tem como objetivo aumentar o acesso das pessoas aos serviços de atendimento de saúde no país, ampliar o vínculo entre pacientes e equipes e equilibrar valores financeiros referentes à população efetivamente cadastrada nos atendimentos de Saúde da Família e de Atenção Primária. Além disso, os recursos incentivam a adesão a programas específicos, como o Saúde na Hora (ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde), o Informatiza APS (Prontuário Eletrônico) e o Consultório na Rua (atendimentos médicos feitos para população em situação de rua).
Atenção Primária à Saúde
A médica que atua com saúde da família Karina Tomiasi explica que a Atenção Primária é um conjunto de ações que abrangem o diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde, impactando positivamente na situação de saúde coletiva. “A Atenção Primária à Saúde é a principal porta de entrada da população ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ela fornece um atendimento acessível e baseado na comunidade. Quando bem feita é capaz de prover 85% das demandas dos pacientes, ao longo de sua vida”, informa a médica.
De acordo com Tomiasi, os atendimentos mais comuns nessa área são de: Pré-natal; Puericultura; Hipertensão; Diabetes; Dores no corpo; Resfriados.
A médica ainda alerta que orientações e acompanhamento com profissionais são essenciais para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis.
Segundo a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), no Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são oferecidos aos pacientes de Unidades de Saúde da Família.
……………………….
Z1 PORTAL
Utilização de sistemas em nuvem e suas vantagens para a medicina
Um sistema em nuvem não exige nenhuma instalação no computador para funcionar. Com ele, é possível armazenar um excesso de informações e acessá-las quando quiser através da internet.
Neste tipo de sistema, todas as informações salvas ficam na nuvem. Isto é, são diferentes servidores que arquivam esses dados e disponibilizam quando você requisitar, seja por meio de um login ou outra ação.
Isso porque diferentes servidores aumentam a segurança. Assim, caso um deles apresente problemas, outro já estará pronto para atender suas necessidades e fornecer as informações que você deseja acessar.
Para ficar mais claro o conceito de nuvem existem dois grandes exemplos, o e-mail e a Netflix, dois serviços bastante conhecidos que funcionam deste modo. Para acessá-los, você só precisa de um navegador ou aplicativo e fazer seu login.
Um sistema médico em nuvem funciona da mesma forma. Para entender quais as vantagens de optar por um para a área da medicina, continue a leitura deste artigo.
Por que utilizar um sistema em nuvem na medicina?
A tecnologia na área da saúde aumentou nos últimos anos por meio de várias inovações que ajudam não apenas os profissionais, mas principalmente os pacientes, garantindo mais segurança e diagnósticos mais assertivos.
O sistema na nuvem é um exemplo desse crescimento tecnológico. Embora ainda não tenha tanto destaque no país, cada vez mais os pacientes acreditam que ter um atendimento digital na área é importante, segundo um estudo realizado pela Accenture.
Atualmente, existem sistemas de saúde que adotam ferramentas digitais que realizam um autoagendamento e, assim, se diferenciam da concorrência, melhoram a eficiência e aumentam o engajamento e satisfação dos pacientes.
Mas, essa não é a única vantagem que um sistema em nuvem oferece para a área médica. Confira a seguir as principais:
1. Segurança
Um dos principais benefícios de usar um sistema de nuvem é a segurança. Na área da saúde, este fator é ainda mais crucial, uma vez que seus dados envolvem todo o histórico de pacientes.
Nesse sentido, existem normas elaboradas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) que garantem a segurança das informações, por exemplo, com backups diários. Além disso, como citado, há mais de um servidor que armazena os dados.
Inclusive, o nível de segurança para este tipo de sistema é o mesmo exigido para um sistema de internet banking. Deste modo, todo o processo possui um monitoramento constante, em tempo real, o que evita erros e falhas, como perda de dados ou fraudes.
2. Agilidade
Com um sistema organizado de cadastro, registro e histórico dos pacientes, os médicos e outros profissionais da saúde conseguem ser mais ágeis durante o atendimento. Isso porque todos os dados ficam organizados em um único local.
Além disso, um sistema em nuvem pode disponibilizar, por exemplo, relatório e gráficos automáticos sobre as finanças do consultório. Assim, os profissionais terão ainda mais tempo para analisar outras questões importantes.
Na prática, ter acesso a informações e dados dos pacientes assim, organizados e de qualquer dispositivo com a internet facilita o tratamento, evita confusões de medicação ou identificação de diagnóstico, agilizando todos os procedimentos na área.
3. Facilidade de acesso e mobilidade
Segundo o Conselho Federal de Medicina, os dados de prontuários precisam estar sempre disponíveis, de maneira que o fornecimento de cópias autênticas possam ser enviadas sempre que forem solicitadas.
Assim, possuir apenas prontuários em papel ou sistemas locais dificulta essa norma exigida pelo CFM. Portanto, com um sistema na nuvem, os profissionais da saúde conseguem acessar os prontuários de qualquer dispositivo com internet, sempre que precisarem.
Além disso, essa habilidade facilita casos de urgência, onde cada segundo conta para salvar uma vida. Existem sistemas que permitem que você envie prontuários de seu paciente por e-mail ou mensagens, facilitando a mobilidade dos dados.
Inclusive, até pouco tempo atrás, os médicos só conseguiam tirar dúvidas referentes aos pacientes caso estivessem nas dependências da clínica ou se carregassem os arquivos com eles. Portanto, o sistema na nuvem flexibiliza o atendimento médico, tornando várias tarefas mais ágeis.
4. Economia de tempo e dinheiro
Quando um erro acontece em um sistema da nuvem, não é necessário buscar um técnico para resolver o problema. Em síntese, existem três fatores que você deve se atentar sobre este tipo de serviço:
Dispensa servidor: todo o processamento e armazenamento de dados está no Data Center, onde você acessa sempre que quiser em um dispositivo com acesso à internet;
Não exige computadores caros: um suporte em nuvem não demanda um sistema robusto, visto que ele funciona em diferentes celulares e tablets, por exemplo;
Suporte online: como o sistema não exige instalação no computador, não existe necessidade de um técnico ir até o local para resolver o problema que pode ser solucionado de maneira remota.
Por isso, o custo-benefício é um dos motivos que a computação em nuvem vem conquistando cada vez mais adeptos, visto que dispensa uma grande infraestrutura de TI. Com este tipo de sistema, o custo operacional é bem menor e a quantidade de dados para armazenar é infinita.
A importância de investir em soluções tecnológicas
O sistema em nuvem já se tornou um investimento importante na área médica, pois possibilita a unificação das informações, o fácil acesso aos dados e outras vantagens que você conheceu aqui.
Na prática, durante a rotina de um hospital ou clínica, existem muitas informações armazenadas por hora sobre cada paciente. Todos esses dados precisam ser registrados para garantir um atendimento de qualidade, seguro e humanizado.
Ao optar por armazenar toda essa quantidade de informações de maneira analógica, muitos dados poderiam se perder e todo o processo funcionaria muito mais devagar.
Por isso, cada vez mais gestores da área da saúde buscam implementar soluções tecnológicas que garantem mais agilidade e acessibilidade para seus pacientes. Segundo o relatório State of Tech Spend da Flexera, 44% dos diretores de TI do segmento médico classificam os serviços em nuvem entre as três principais prioridades de investimento.
Portanto, o serviço em nuvem, assim como um software de voz para laudo, são exemplo de inovações tecnológicas que servem para agilizar, otimizar e facilitar o atendimento na área da saúde, oferecendo mais benefícios não só para os profissionais como para os pacientes.
……………………
Assessoria de Comunicação