Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Especialista orienta sobre controle e notificação de infecção do sítio cirúrgico

Em palestra promovida pelo Sindhoesg, no dia 18 de outubro, a enfermeira Gabriela Aleksandra Pires da Fonseca falou a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e demais colaboradores do Centro Cirúrgico e de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar de estabelecimentos filiados sobre infecção de sítio cirúrgico, que pode ocorrer nos primeiros 30 dias após o procedimento e em um período maior se houver o uso de próteses.

Especialista em Unidade de Terapia Intensiva, Centro de Enfermagem e Nutrição, gerente de enfermagem e coordenadora do Programa de Segurança do
Paciente junto com o Controle de Infecção Hospitalar no Hospital de Acidentados, Gabriela enfatizou a importância da notificação das infecções.

Ter indicadores claros e bem elaborados, segundo a especialista, é fundamental para a prevenção, tratamento rápido e controle das infecções. Poder comparar esses indicadores com os de outras instituições de mesmo perfil também ajuda o hospital a avaliar o aperfeiçoamento de suas práticas.

Gabriela ainda orientou os participantes a ficarem atentos aos manuais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como o Manual de Critérios Diagnósticos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. “É importante ler o manual e ser fidedigno nas notificações”, orientou. Outras leituras recomendadas foram a do Manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde e da Nota Técnica GVIMS/GGTES nº 03/2019. A promoção desta palestra faz parte das ações educativas do Sindhoesg voltadas para os filiados.