O manejo, a segregação e o armazenamento externo de resíduos de saúde foram alguns dos temas debatidos no dia 29 de maio na reunião mensal do Grupo de Estudos da NR-32, criado em 2010 pelo Sindhoesg. Durante a reunião realizada na Casa dos Hospitais e que contou com a participação de cerca de 30 representantes de unidade de saúde filiadas ao Sindhoesg, foram apresentadas e discutidas as normas para a instalação de abrigos externos de resíduos.
Foi ressaltado que esses abrigos, que devem ser destinados ao armazenamento temporário do lixo à espera da coleta, devem proporcionar o acondicionamento seguro dos resíduos, tanto em períodos de seca quanto em períodos chuvosos. O acesso a esses locais deve ser limitado e outros cuidados, como a adoção de medidas para impedir a entrada de pequenos animais, também devem ser seguidos à risca pelos estabelecimentos de saúde.
A apresentação sobre os abrigos externos de resíduos está disponível no site do Sindhoesg (www.sindhoesg.org.br). Outros temas abordados na reunião foram a Resolução nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências; a Resolução nº 06, de 30 de janeiro de 2012, que dispõe sobre boas práticas de funcionamento para as Unidades de Processamento de Roupas de Serviços de Saúde e dá outras providências, e a segurança do paciente; além de um treinamento para higienização das mãos.