Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Grupo de Estudos da NR-32 debate o manejo de casos suspeitos de ebola

A aplicação do protocolo de vigilância e manejo de casos suspeitos de contaminação pelo vírus ebola foi um dos temas debatidos nesta sexta-feira, 5 de setembro, na reunião mensal do Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg. A enfermeira do Trabalho e coordenadora do grupo, Luciene Paiva da Silva Potenciano, falou sobre o protocolo recentemente atualizado pelo Ministério da Saúde e que determina que serviços públicos e privados façam a notificação imediata à Secretaria Municipal, Estadual de Saúde ou à Vigilância Sanitária de qualquer caso suspeito de contaminação.

Além do protocolo disponível para download no site do Sindhoesg (clique aqui e confira), foram abordados outros temas, como o gerenciamento de resíduos de saúde. A enfermeira Zilah Cândida Pereira das Neves, da Coordenação Municipal de Controle de Infecção em Serviços de Saúde de Goiânia, também participou do encontro que reuniu 34 profissionais de saúde e enfermeiras de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) de hospitais filiados ao Sindhoesg.

Zilah falou sobre a higienização das mãos, um tema diretamente ligado ao controle de infecções nos serviços de saúde. A próxima reunião ordinária do grupo, criado há quatro anos, será em outubro, na sede do Sindhoesg.