O Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg se reuniu na sexta-feira (15) com coordenadores de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de hospitais associados para discutir a nova Nota Técnica nº 09/2025 da Anvisa, que trata da notificação de incidentes relacionados à assistência à saúde.
A coordenadora do grupo, enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, destacou a relevância da notificação como ferramenta estratégica para aprimorar a segurança do paciente e fortalecer a cultura de aprendizado dentro das instituições. “Falamos sobre a importância de notificar, de revisar e atualizar protocolos. É fundamental que todos se engajem nesse processo”, ressaltou.
Publicada em 29 de julho, a nota atualiza a primeira versão de 2019 e amplia as exigências sobre a notificação de eventos adversos. Entre os pontos principais estão a obrigatoriedade de notificação de óbitos relacionados a incidentes em até 72 horas, a investigação de “never events” – como cirurgia em local errado ou troca de recém-nascidos – e a utilização do sistema Notivisa 2.0, que recebeu novas funcionalidades para análise e acompanhamento dos casos.
Além da atualização normativa, o encontro também reforçou a necessidade de participação ativa dos profissionais de saúde em jornadas e capacitações sobre segurança do paciente, bem como o acolhimento de novos integrantes ao grupo de estudos. “É importante que participem desses eventos que trazem o que há de mais atual no mercado”, disse Luciene, que convidou o grupo para dois eventos programados:
11/09/25 – Castro´s Hotel – Evento promovido pela Associação Brasileira do Mercado Limpeza Profissional (Abralimp) com o apoio do Sindhoesg
IX Jornada de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
20/08/25 – 8 às 18h – Cremego