Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Grupo de Estudos da NR-32 encerra atividades em 2015 com balanço positivo

Com a participação de 25 representantes de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) de estabelecimentos filiados; da advogada do Sindhoesg, Rosana Florencio, e da enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, o Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg encerrou seu calendário de reuniões de 2015 no dia 11 de dezembro. Na última reunião do ano, o grupo discutiu a notificação de acidentes com material biológico e o planejamento das ações para 2016.

O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães (FOTO), prestigiou a reunião, encerrada com a confraternização do grupo criado há cinco anos para aprofundar o estudo e disseminar as determinações da Norma Regulamentadora número 32 (NR-32), que trata da segurança e da saúde dos trabalhadores na área da saúde.  José Silvério ressaltou a importância do grupo formado por profissionais de saúde dos estabelecimentos filiados, coordenado pela enfermeira Luciene Paiva e cujo trabalho já serviu de modelo para a criação de grupos similares pelo Sindicato dos Laboratórios de Analises e Banco de Sangue no Estado de Goiás (Sindilabs) e pelo Sindicato das Clínicas Radiológicas, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia no Estado de Goiás (Sindimagem).

 

O encerramento do calendário de 2015 também foi marcado por um balanço muito positivo das ações desenvolvidas nos últimos 12 meses. Durante o ano, em reuniões e palestras ministradas por especialistas convidados, o grupo debateu temas, como as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para segurança contra incêndios em estabelecimentos assistenciais de saúde e a notificação de eventos adversos relacionados à assistência à saúde e à Febre Chikungunya, que em fevereiro já causava preocupações entre as autoridades, profissionais de saúde e a população.

Em março, a doença voltou a ser abordada na reunião do grupo, que convidou a chefe da Divisão de Informação Estratégica e Resposta em Vigilância em Saúde da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Divânia Dias da Silva Santos, para debater os aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais da Chikungunya.

Nos meses seguintes, outros temas foram enfocados, como a prevenção e controle de infecção relacionada à assistência à saúde, o transporte de material biológico humano, a prevenção de contaminações por bactérias multirresistentes, a gestão dos resíduos sólidos de serviços de saúde e as diretrizes para a elaboração, validação e implantação de protocolos de reprocessamento de produtos médicos. O trabalho do grupo será retomado na segunda quinzena de janeiro de 2016.