Grupo de Qualidade do Sindhoesg debate plano terapêutico integrado

24 de setembro de 2025


Participantes aprenderam como a definição de metas claras contribui para a boa assistência


O plano terapêutico singular e integrado foi o tema do encontro do Grupo Técnico de Qualidade do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg), realizado nesta quarta-feira, 24, no formato online.

O gerente de Qualidade do Hospital do Coração de Goiás, Ítalo de Oliveira, apresentou o contexto atual que torna a integração dos cuidados um desafio, como a falta de protocolos e de padronização de fluxos. 

Para mudar a situação, um ponto-chave, segundo ele, é a comunicação entre os profissionais, a fim de evitar ações repetidas ou intervenções desnecessárias, além de engajar a família nos cuidados.

“Teremos redução nas internações, melhora na satisfação do paciente e algo que sempre tentamos evitar, que são as readmissões”, listou, mostrando que se trata de um processo multiprofissional e contínuo, com metas claras.

Ele ressaltou que o plano terapêutico é dinâmico, centrado no paciente e na família, estruturado desde o motivo da internação, passando pelas condutas e chegando à alta hospitalar. 

“É recomendada a aplicação em pacientes em todos os níveis de complexidade, para avaliarmos a progressão do tratamento”, esclareceu o especialista. 

Uma ferramenta que auxilia no trabalho é a estratégia SMART. Ítalo mostrou que ela ajuda a definir metas específicas, temporais, mensuráveis, atingíveis e relevantes.

“As metas estabelecidas também ajudam o paciente, amenizando a ansiedade ao saber como será o tratamento”, acrescentou.

Troca de conhecimentos

Durante a reunião, os participantes compartilharam como são os planos terapêuticos em suas instituições. Essa é a proposta do Grupo de Trabalho, de acordo com o presidente do Sindhoesg, Gustavo Clemente.

“Estamos criando grupos técnicos para reunir as pessoas interessadas em debater assuntos específicos entre os nossos hospitais, para a troca de informações e experiências. O Sindhoesg está aberto a todos que tiverem uma pauta”, afirmou.

O próximo encontro já está em preparação, com previsão para o mês de outubro. Fique atento ao cronograma do Sindicato e participe!