Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

LGPD: Especialista orienta colaboradores de hospitais e clínicas a evitar golpes

Como se proteger dos ataques de hackers e do, infelizmente, frequente roubo de dados na internet? Como blindar suas senhas e demais informações pessoais e como evitar o acesso indevido a dados de pacientes, fornecedores, colaboradores e outros coletados por sua empresa?

Um pouco das respostas foi apresentado a filiados do Sindhoesg e convidados no “Workshop LGPD – Firewall humano e boas práticas voltadas para a LGPD”, ministrado ontem, 7, pelo especialista Renato Carneiro. A aula foi realizada na sede do Sindicato para um público formado por profissionais de TI, administradores e gestores de hospitais e clínicas.

Renato Carneiro, CEO da Assistplus Tecnologia, uma empresa especializada em consultoria em TI, LGPD e segurança da informação, abordou a importância da segurança da informação, as normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em vigor desde agosto de 2020, e a necessidade de cada cidadão, cada colaborador se conscientizar sobre os cuidados essenciais para não cair em golpe e não ter seus dados e o de clientes violados.

“Todos precisam se conscientizar e se atentar para não cair nesses golpes”, alertou o especialista, que apresentou uma simulação de um ataque do tipo “phishing”, um dos golpes mais comuns na internet, que normalmente usa links falsos para capturar nome de usuário, senhas, números de cartões de crédito e conta bancária e outras informações da vítima.

Esse links, frequentemente, chegam à vítima por meio de mensagens eletrônicas que forjam solicitações urgentes ou ofertas “tentadoras”, por exemplo. “É preciso atenção e não clicar nesses links suspeitos”, avisou Renato, ressaltado que uma falha da vítima pode comprometer a segurança de seus próprios dados e da empresa na qual trabalha.

Na área da saúde, que trabalha com os chamados dados sensíveis, os cuidados devem ser ainda maiores.