O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho lançaram o Guia Prático de Gestão em Saúde no Trabalho para Covid-19.
O objetivo do documento é nortear o Plano de Contingência durante a Pandemia de Covid-19 e a retomada das atividades econômicas no País, com vistas à segurança à saúde do trabalhador e do ambiente de trabalho.
O guia considera as ações governamentais das instâncias federal, estadual, distrital e municipal para o enfrentamento da pandemia de Covid -19, as atualizações de protocolos clínico-epidemiológicos da OMS, OPAS, do Ministério da Saúde e as regulamentações publicadas pelas demais autoridades sanitárias brasileiras.
Nele são encontradas informações sobre o manejo diagnóstico de casos suspeitos pelo médico do trabalho, o afastamento do trabalho e homologação de atestados médicos, medidas de controle a serem adotadas pelos empregadores, medidas administrativas de proteção coletiva e a avaliação e gerenciamento para retorno ao trabalho, além de outros temas relacionados ao combate à pandemia.
Acesse e confira o Guia Prático de Gestão em Saúde no Trabalho para Covid-19