A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) e da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) elaborou a Nota Técnica número 7/2021, que traz os critérios diagnósticos das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) de notificação nacional obrigatória em 2022.
De acordo com a nota, a definição dos critérios diagnósticos de infecção para a vigilância epidemiológica das IRAS em serviços de saúde permite a harmonização necessária para identificar o caso, coletar e interpretar as informações de modo sistematizado pelos profissionais e gestores do sistema de saúde.
Com o objetivo de padronizar em nível nacional os critérios epidemiológicos das IRAS, a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde da Anvisa (GVIMS/GGTES/Anvisa) publicou, em 2010, o Manual: Critérios Diagnósticos de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Para a elaboração desse manual, foram formados grupos técnicos (GT) com especialistas de todo o país. Os GT também foram responsáveis pelas revisões do referido manual em 2016, 2019 e 2021.
Para a elaboração dos critérios diagnósticos epidemiológicos nacionais das IRAS foram utilizados como base critérios internacionais adaptados para a realidade do Brasil, considerando critérios clínicos e laboratoriais. Acesse e confira a nota completa.