Participantes tiveram a oportunidade de conhecer as condutas mais indicadas para limpezas de várias áreas
Na manhã da última quinta-feira (8), o Sindhoesg realizou a palestra “Perspectiva da higienização hospitalar do ponto de vista do controle de infecção”, para os enfermeiros que atuam em Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e coordenadores de higienização de estabelecimentos filiados.
O assunto, de importância constante na gestão hospitalar, foi apresentado pela enfermeira Luciene Paiva Potenciano. Ela explicou em detalhes como deve ser a higienização das superfícies e ambientes que recebem pacientes, visitantes e trabalhadores.
Também fez uma retomada histórica, esclarecendo como as diretrizes atuais tiveram início com o trabalho de Florence Nightingale, enfermeira que atuou no Reino Unido e percebeu a necessidade de organizar melhor o ambiente hospitalar, o que ajudou nos métodos de higiene e controle de infecções.
“Falamos ainda sobre as boas práticas que contribuem para a melhoria do processo de limpeza, como não usar mais vassouras e, caso utilize o aspirador de pó, que ele tenha filtro HEPA, mas não seja usado em ambientes com pacientes”, acrescentou Luciene, que é especialista em Enfermagem do Trabalho e Controle de CCIH e coordenadora do Grupo de Estudo NR-32 do Sindhoesg.
Outros aspectos da higienização também foram abordados na palestra, como a separação dos panos de limpeza por cor, uso de balde duplo e o descarte correto da água. Além disso, a especialista ressaltou a necessidade de uma limpeza mais rigorosa em lugares com grandes toques de mãos, por exemplo, cortinas, maçanetas e interruptores.
“Foi uma manhã muito proveitosa, quando pudemos falar com os profissionais de higienização e a importância deles dentro da instituição hospitalar”, afirmou Luciene.