Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são grandes aliados dos trabalhadores e das empresas quando se trata da prevenção de acidentes e da garantia de um ambiente saudável de trabalho. Os EPIs devem ser usados durante toda a jornada de trabalho e cabe às empresas fiscalizar seu uso correto pelo trabalhador.
Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho e em Gestão de Meio Ambiente na Agroindústria, Onésimo de Morais Lima (foto), explicou que as empresas devem fornecer os EPIs, cuidar da manutenção dos mesmos e oferecer ao trabalhador um local adequado para a guarda destes equipamentos ao <a href=http://www.glma.co.uk/?cat=13>TAG Heuer replica watches uk</a> final do expediente. Em palestra ministrada no Sindhoesg, no dia 3 de julho, Onésimo falou sobre a importância do uso correto dos EPIs nos estabelecimentos de serviços de saúde.
Segundo ele, na área da saúde, ao contrário de outros setores da economia, os trabalhadores já estão mais conscientes da necessidade do uso dos equipamentos de proteção, como luvas, botas e máscaras. “Mas, ainda há momentos de descuido, que podem colocar em risco a saúde do trabalhador”, observou.
Para evitar essas falhas, de acordo com o especialista que atua há 11 anos na área hospitalar, as empresas devem sempre orientar os trabalhadores próprios e os terceirizados e exigir o uso correto dos EPIs. Em caso de descumprimento desta exigência, o trabalhador deve ser advertido.
De acordo com Onésimo, a fiscalização do <a href=http://www.watchesonly2015.co.uk/>www.watchesonly2015.co.uk</a> Ministério do Trabalho e Emprego tem sido rigorosa e a empresa flagrada com trabalhadores sem os equipamentos de proteção exigidos está sujeita até a uma interdição.