A correta higienização das mãos é tão importante para a saúde e a prevenção de doenças que tem até uma data especial no calendário para alertar as pessoas sobre esse hábito: 5 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos. Entre os profissionais de saúde, que no ambiente de trabalho estão frequentemente expostos a germes, fungos, bactérias e vírus, a lavagem das mãos é uma regra de ouro para a proteção da própria saúde e a promoção da segurança dos pacientes e demais profissionais e usuários dos serviços de saúde.
A higienização das mãos, medida essencial para a prevenção, por exemplo, da transmissão do vírus H1N1 e de doenças como diarreia, foi um dos temas abordados na palestra promovida pelo Sindhoesg no dia 29 de abril e que contou com a participação de 117 profissionais de saúde de estabelecimentos filiados. A palestra “Higienização das mãos, acidente com material biológico, descarte e perfurocortante, EPI’s e adornos” foi ministrada no auditório do Hospital Araújo Jorge pela enfermeira Zilah Cândida Pereira das Neves.
Doutora e Mestre em enfermagem e especialista em prevenção e controle de infecção hospitalar e em vigilância sanitária e epidemiológica, Zilah orientou os participantes sobre a correta higienização das mãos, que deve ser feita regularmente antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimentos assépticos, após risco de exposição a fluidos corporais, após contato com o paciente e após contato com as áreas próximas ao paciente.
Ela também falou sobre o uso de equipamentos de proteção individual, o uso e a proibição de adornos e descarte e perfurocortante, normas de biossegurança e condutas a serem adotadas pelos profissionais de saúde vítimas de acidente com material biológico. A apresentação fez parte do ciclo de palestras promovidas pelo Sindhoesg para a capacitação de profissionais dos estabelecimentos filiados sobre temas relacionados à segurança e saúde no trabalho.
Clique aqui e confira a forma correta de higienização das mãos, de acordo com a Anvisa.