Palestra sobre Higienização Hospitalar destaca medidas para a prevenção de infecções

Na palestra promovida pelo Sindhoesg no dia 16 de agosto, a enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano proporcionou ao público formado por profissionais do setor de limpeza das instituições filiadas uma visão detalhada sobre a importância da higienização hospitalar.

Durante sua apresentação, Luciene Paiva enfatizou que a higienização ambiental nas unidades de saúde é um componente fundamental para garantir um ambiente seguro e saudável para pacientes e profissionais de saúde.

Ela alertou sobre a persistência de microrganismos patogênicos, alguns dos quais podem sobreviver por mais de cinco meses no ambiente hospitalar, o que aumenta o risco de transmissão de infecções, tornando a limpeza rigorosa ainda mais essencial.

Um ponto particularmente enfatizado foi a necessidade de uma correta e frequente higienização das cortinas de privacidade. Segundo Luciene Paiva, essas cortinas, que são frequentemente tocadas tanto por profissionais de saúde quanto por visitantes, podem se tornar veículos de contaminação se não forem devidamente desinfetadas. A falta de manutenção adequada dessas cortinas pode contribuir significativamente para a disseminação de patógenos nos ambientes hospitalares.

“A limpeza e desinfecção são pilares na prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)”, disse a enfermeira, que enfatizou que, além de proteger a saúde e segurança dos pacientes, práticas eficazes de higienização ajudam a reduzir a carga de infecções, minimizando os riscos e melhorando a qualidade do atendimento.

A palestra fez parta da programação educativa do Sindhoesg, que sempre aborda temas atuais e de interesse das instituições de saúde, com foco na qualidade assistencial e na segurança dos pacientes e profissionais. Ao promover eventos como este, o Sindhoesg reafirma seu compromisso com a excelência na saúde e segurança dos ambientes hospitalares.