Portaria GM/MS Nº 5.201 – inclui novas doenças na Lista Nacional de Notificação Compulsória

Publicada no Diário Oficial da União em 19 de agosto de 2024,a Portaria GM/MS Nº 5.201 altera o Anexo 1 do Anexo V da Portaria de Consolidação MS nº 4, de 2017, incluindo novas doenças na Lista Nacional de Notificação Compulsória.

A portaria inclui oito novas doenças relacionadas ao trabalho e à saúde pública, que agora devem ser notificadas obrigatoriamente nos serviços de saúde públicos e privados. Entre as novas doenças, destacam-se:

1. Câncer relacionado ao trabalho;
  2. Dermatose ocupacional;
  3. Distúrbios de voz relacionados ao trabalho;
  4. Infecção por hepatite B em gestantes;
  5. Lesões por esforços repetitivos (LER/DORT);
  6. Perda auditiva relacionada ao trabalho;
  7. Pneumoconioses;
  8. Transtornos mentais relacionados ao trabalho.

Alterações na Vigilância Sentinela

Outra mudança foi a modificação da vigilância sentinela, que monitora doenças transmissíveis respiratórias, alimentares, e doenças sexualmente transmissíveis.