Ao lado de autoridades, como o secretário Estadual da Saúde, Antonio Faleiros, e o superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Arquivaldo Bites Leão, o presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, participou ontem (18) pela manhã da abertura do 1º Congresso Internacional de Proteção do Trabalho dos Profissionais de Saúde. O evento, que reúne cerca de mil profissionais das áreas de saúde e direito, prossegue até amanhã (20) com o debate de temas relacionados à aplicação da Norma Regulamentadora número 32 (NR-32) nos estabelecimentos de saúde públicos e privados.
O presidente do Sindhoesg (foto) destacou a importância do congresso para o debate, a disseminação de informações e a conscientização dos profissionais sobre a aplicação da norma que visa a proteção da saúde e a segurança dos trabalhadores da área da saúde. Esse tema, sempre abordado pelo Sindhoesg, será enfocado no congresso por palestrantes com reconhecida atuação técnico-jurídica e produção científica no setor de saúde, além de auditores, procuradores e juízes do trabalho, gestores, advogados, fiscais da vigilância sanitária, médicos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, fiscais dos conselhos de saúde, técnicos da Fundacentro, do Cerest, representantes da sociedade civil, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Comissão Nacional Tripartite da NR 32.
O 1º Congresso Internacional de Proteção do Trabalho dos Profissionais de Saúde, que tem o apoio de entidades como o Sindhoesg, acontece no Oliveira´s Place, em Goiânia, e é promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) e o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT).
Rafael Lara Martins, presidente do IGT, ressaltou que o evento busca chamar a atenção das pessoas sobre a importância da segurança dos trabalhadores na área da saúde. Arquivaldo Bites Leão, da SRTE/GO, destacou que o congresso é o primeiro de muitos que devem resultar no reforço das ações de proteção aos trabalhadores da saúde. O secretário Antonio Faleiros aproveitou para enfatizar a necessidade de mais investimentos da União na área da saúde a fim de garantir condições dignas de trabalho aos profissionais do setor.
Clique aqui e confira a programação completa do 1º Congresso Internacional de Proteção do Trabalho dos Profissionais de Saúde
Médico vai abordar as boas práticas nos ambientes hospitalares e o estresse do trabalhador da saúde
O médico do Trabalho e especialista em Patologia pela Universidade de São Paulo (USP), Cláudio Alves de Lima Nascimento, participa amanhã (20) do 1º Congresso Internacional de Proteção do Trabalho dos Profissionais de Saúde. Membro da Comissão Nacional Tripartite – NR-32, ele fará uma palestra às 14 horas, enfocando o tema “Boas Práticas nos Ambientes Hospitalares”.
Durante a palestra, o médico, que participa do encontro a convite do Sindhoesg, vai falar sobre biossegurança, higiene e segurança ambiental e avaliação e capacitação dos trabalhadores da área da saúde. Cláudio Alves de Lima Nascimento também vai abordar um assunto que deve despertar muito a atenção dos participantes: o estresse dos trabalhadores da saúde.
Ele observa que a NR-32 trata da saúde e da segurança física dos trabalhadores, mas deixa de lado a proteção à saúde mental destes profissionais. Segundo ele, muitas falhas dos trabalhadores da área da saúde apontadas como negligência decorrem do estresse laboral.
Por isso, temas como Síndrome de Burnout, absenteísmo, estresse laboral e assédio moral farão parte da palestra de Cláudio Alves de Lima Nascimento, que destaca que a saúde do trabalhador requer uma atenção integral. “Mas, a NR-32 não cita o agente psicológico”, diz o médico, que vai propor no congresso e encaminhar à Organização Mundial de Saúde (OMS) a inclusão nas normas de proteção ao trabalhador deste agente, que hoje é responsável pelo afastamento de muitos profissionais de suas funções.
Foto: Cláudio Alves de Lima Nascimento (esq.) e José Silvério Peixoto Guimarães
Confira mais fotos do evento na página do Sindhoesg no facebook