Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Profissionais de enfermagem de CCIHs aprenderam sobre monitoramento da qualidade da água em evento no Sindhoesg

Os integrantes do Grupo de Estudos da NR-32, do Sindhoesg, reuniram-se no dia 20 de outubro para o debate do tema “Monitoramento da Qualidade da Água Potável no Hospital – Elaboração do Programa com pontos de coleta e tipos de análise, Interpretação dos Laudos de Análise da Água”.

O assunto foi abordado pela fiscal de saúde pública do município de Goiânia, Thais Cristine de Carvalho Araújo, que é graduada em farmácia bioquímica, com mestrado em Biologia.

Ela apresentou a legislação sobre os requisitos de potabilidade da água e a exigência de controle de qualidade pelos serviços de saúde. “É importante conhecer os fatores que levam à formação de biofilme na caixa d’água, tubulações e torneiras, assim como a interpretação de laudos de análise da água e medidas corretivas em caso de parâmetro insatisfatório”, descreveu a especialista.

A reunião, coordenada pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, reuniu profissionais de enfermagem das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) de estabelecimentos filiados.

Os participantes relataram o quanto tal conhecimento irá aprimorar os cuidados associados às CCIHs. “A aula foi muito rica e dinâmica e a palestrante mostrou ter muito conhecimento e domínio do assunto. Quem não participou perdeu uma excelente oportunidade de adquirir mais um conhecimento para o currículo”, afirmou Meirelucy Aparecida Ribeiro, do Hospital Ortopédico de Goiânia.

“Foi maravilhoso mesmo. Excelente, esclareceu vários pontos”, acrescentou Lucila Rodrigues, do Hospital Goiânia Leste.

Thais Cristine ressaltou também que a palestra foi produtiva pelo engajamento de todos. “Os alunos participaram ativamente das discussões, trazendo as suas experiências e dificuldades encontradas no controle de qualidade da água potável. No final, os alunos elaboraram o plano de amostragem para coleta de água potável de acordo com a realidade do seu hospital”.

Luciene Potenciano, coordenadora do Grupo de Estudos da NR-32, observou que clínicas, como as de imagem e oncologia, também precisam elaborar esse plano de acordo com as normas específicas para esses estabelecimentos.

O Grupo de Estudos da NR-32 reúne-se mensalmente no Sindhoesg para o debate de temas variados, que impactam o dia a dia dos profissionais das CCIHs. Acompanhe as redes sociais do Sindicato para saber a data do próximo encontro: @sindhoesg