O fortalecimento do diálogo entre o Sindhoesg e a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde foi o ponto central da reunião realizada na última terça-feira, 21. Realizado na sede da Suvisa, o encontro teve como objetivo aproximar as instituições e promover um alinhamento técnico capaz de facilitar a aplicação das normas sanitárias no dia a dia das unidades de saúde.
O presidente do Sindhoesg, Gustavo Clemente, apresentou demandas dos associados, que pautaram o encontro. Entre os principais temas estiveram a melhoria dos processos de esterilização de materiais hospitalares, o fortalecimento das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), o aperfeiçoamento dos projetos submetidos à Vigilância Sanitária e o esclarecimento sobre a exigência e as responsabilidades técnicas dos farmacêuticos nos serviços de saúde.
O debate buscou uniformizar a interpretação das normas e aprimorar a relação entre o setor regulado e o órgão fiscalizador. Gustavo Clemente destacou a importância de uma atuação conjunta e técnica, voltada para soluções que garantam segurança ao paciente e eficiência aos serviços hospitalares e ambulatoriais.
Pela Suvisa, participaram Morgana Pedrosa, gerente de Vigilância Sanitária; Drielle Escórcio, coordenadora de Fiscalização e Monitoramento de Serviços de Saúde; e Guilherme Duarte, coordenador-geral da Superintendência. Também participaram do encontro os assessores jurídicos do Sindhoesg, Kleiry Chaves e Luciano Lacerda, que contribuíram com esclarecimentos técnicos e jurídicos sobre os assuntos debatidos.