O Registro de Qualificação de Especialista (RQE) é a certificação criada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para atestar que o profissional tem o título naquela especialidade médica. O médico só pode anunciar seu título de especialista em cartões de visita, fachada do consultório, entrevistas à imprensa ou qualquer forma de divulgação se o mesmo estiver registrado em seu Conselho Regional de Medicina.
A divulgação do RQE de cada especialidade registrada pelo profissional é tão importante e necessária quanto a divulgação de seu número de registro no CRM. Ao anunciar em sites, painéis internos ou qualquer outro canal de comunicação a relação dos médicos que integram o seu corpo clínico, os hospitais devem ficar atentos ao RQE do profissional e apenas divulgar as especialidades que cada médico tem registrada.
Para registrar o título de especialista, o médico pode procurar a sede do Cremego, em Goiânia, ou uma das Delegacias Regionais no interior. Basta apresentar a carteira profissional de médico (livro verde), os documentos que comprovam a conclusão da especialidade (título de especialista emitido pela Sociedade de Especialidade/AMB, certidão de aprovação ou certificado de residência médica em instituição reconhecida pelo MEC) e solicitar o registro, que será concedido após análise da documentação. Quem protocolar a solicitação nas Regionais poderá retirar o documento posteriormente na própria delegacia.